SBPC lança livro sobre ciência e poder legislativo no Brasil

*replicado do site : https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/em_rede/sbpc-lanca-livro-sobre-ciencia-e-poder-legislativo-no-brasil/
Desde sua fundação, em julho de 1948, a SBPC tem se envolvido diretamente nas grandes questões de amplo interesse nacional, nas quais o viés da educação, e da ciência e tecnologia estejam presentes. Com isso a entidade tem participado, ao longo de sua história, de discussões sobre projetos, programas e leis de interesse da educação, CT&I, meio ambiente, entre outros.

Para mostrar algumas das ações mais recentes da SBPC e demais entidades representativas da comunidade científica e acadêmica, a SBPC lança o livro A Ciência e o Poder Legislativo – Relatos e Experiências, que conta com 11 artigos de autoria de especialistas sobre os seguintes temas: Marco Legal de CT&I; Financiamento da CT&I; Código Florestal; e Lei da Biodiversidade. A publicação foi lançada na manhã desta quinta-feira, 20, no Café Literário que está localizado na ExpoT&C, na UFMG, durante a 69ª. Reunião Anual da SBPC

Os artigos mostram a visão de representantes da comunidade científica brasileira, seus relatos e experiências de como vivenciaram esses processos ao longo dos últimos anos. O conteúdo dos artigos mostra ao leitor um cenário de argumentação embasada, de bom senso crítico, e de busca da verdade, características tão presentes no processo da pesquisa científica. Mas também um campo de batalha permanente, onde cientistas e seus representantes têm se esforçado para demonstrar aos representantes do Poder Legislativo o quanto a educação, a ciência e a tecnologia têm a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País.

Os autores dos seis primeiros artigos dedicados ao Marco Legal da CT&I são representantes das seguintes entidades: Academia Brasileira de Ciências (ABC); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O capítulo sobre o Financiamento da CT&I conta com um artigo produzido pelos atuais presidentes da ABC e da SBPC, que têm atuado em conjunto nessa luta permanente pela garantia de recursos e infraestrutura para o setor no País.

O capítulo sobre o Código Florestal conta com um longo artigo de autoria de cinco cientistas, de diferentes instituições, que integraram o Grupo de Trabalho responsável por encaminhar, aos poderes Legislativo e Executivo, a visão da ciência para buscar contribuir com a legislação dedicada à preservação das florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e da integridade do sistema climático.

E o capítulo final, sobre a Lei da Biodiversidade, conta com três artigos de autoria de três cientistas brasileiras, que se dedicaram a demonstrar, por meio do conhecimento científico, a necessidade de aperfeiçoamento da lei atendendo a todos os segmentos da sociedade, sobretudo aos povos indígenas e às comunidades tradicionais.

Confira outros lançamentos da 69ª Reunião Anual

 

Foto 21-07-17 14 09 54

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: